e-SIC

Secretaria de Esportes


A Secretaria de Esportes Municipal é responsável por promover e desenvolver atividades esportivas e de lazer no município, visando a melhoria da saúde física e mental, integração social e qualidade de vida da população. Sua atuação abrange desde a gestão de espaços esportivos até a organização de eventos e programas para todas as faixas etárias.

Funções Principais:

  1. Gestão de Espaços Esportivos: A Secretaria administra e mantém espaços esportivos públicos, como quadras, campos, ginásios e centros esportivos, garantindo sua utilização adequada e acessibilidade para a comunidade.

  2. Organização de Eventos: Ela promove e organiza eventos esportivos, como campeonatos, torneios e competições, que incentivam a prática esportiva, o espírito de equipe e a competitividade saudável entre os participantes.

  3. Programas Sociais: A secretaria desenvolve programas sociais voltados para a inclusão e formação de jovens, adultos e idosos através do esporte, promovendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.

  4. Estímulo ao Lazer Ativo: Ela incentiva a prática do lazer ativo e saudável, oferecendo opções de atividades recreativas e esportivas para a população, contribuindo para o combate ao sedentarismo e promoção da saúde.

Importância para o Município:

  1. Promoção da Saúde: A Secretaria de Esportes contribui para a promoção da saúde física e mental da população, combatendo o sedentarismo e prevenindo doenças relacionadas ao estilo de vida.

  2. Integração Social: Ela promove a integração social e o convívio comunitário através do esporte, criando oportunidades para a interação entre diferentes grupos e fortalecendo os laços de solidariedade e cooperação.

  3. Desenvolvimento Pessoal: Ao oferecer oportunidades de formação e inclusão através do esporte, a secretaria contribui para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos, estimulando o crescimento pessoal e a autoconfiança.

  4. Identidade Cultural: O esporte também é uma forma de expressão cultural e identidade para muitas comunidades, e a Secretaria de Esportes contribui para preservar e promover essa dimensão cultural, valorizando práticas esportivas tradicionais e locais.

Em resumo, a Secretaria de Esportes Municipal desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, integração social e qualidade de vida da população, oferecendo oportunidades de prática esportiva e lazer para todas as pessoas, independentemente de idade, gênero ou condição social.

Membros


Em breve.

Orgãos Vinculados à Secretaria de Esportes


    Em breve.

Estrutura Organizacional


Em breve.